FAQ

Perguntas Frequentes
Como se tornar um artista da Ear Parade SP 2019

Nós da Ear Parade estamos sempre procurando projetos criativos para as exposições. Se você é um artista, designer ou uma pessoa com espírito criativo que gostaria de ter sua própria escultura na exposição, inscreva seu projeto em www.earparade.com.br/inscrição.

Para garantir os melhores padrões de exposição e curadoria, um Comitê de Seleção independente, convidado pela organização, vai decidir sobre a seleção dos projetos que o evento.

Onde posso encontrar o formulário de inscrição?

Os templates para o desenho da arte e formulário de inscrição estão disponíveis em www.earparade.com.br/inscrição. Basta criar sua arte à mão (imprimindo, pintando e scaneando) ou em softwares de edição, e anexar o arquivo na área específica juntamente com o preenchimento do formulário online.

Como os artistas e projetos são selecionados?

Nós temos um comitê formado por representantes de organizações ligadas às artes visuais que fará a pré-seleção de cerca de 100 projetos.
O conjunto dos projetos aprovados pelo comitê serão apresentados aos potenciais patrocinadores, que escolherão quais projetos serão executados. A organização prevê que cerca de 25 esculturas serão pintadas na Ear Parade SP 2019.

Como os artistas são remunerados por seu trabalho?

Os artistas recebem 15% do valor de arremate ou do valor de venda da sua escultura. Caso a orelha não seja vendido na oportunidade de leilão, pré-venda ou pós-venda, o artista receberá, a título de ajuda de custo, o valor de R$500,00 (quinhentos reais).

Tenho que ser uma celebridade ou artista famoso para pintar uma orelha?

Não. Nós sabemos da subjetividade da arte e a escultura de uma pessoa famosa não necessariamente será uma arte com alto valor de arremate no leilão. Então mantenha seu espírito criativo e envie-nos seus projetos!

De que material é feita a escultura de orelha?

As esculturas são feitas de fibra de vidro e são confeccionadas pela organização do evento.

Qual o tamanho da escultura?

As dimensões de cada orelha são:

Orelha:

  • 160 cm de altura
  • 95 cm de largura
  • 25 cm de profundidade

Base:

  • 80 cm de altura
  • 60 cm de largura
  • 40 cm de profundidade

Obs: apenas os artistas com longa experiência de trabalho com fibra de vidro poderão alterar a estrutura da escultura e a organização deverá ser consultada antes de qualquer modificação. Na base, há uma estrutura reforçada de aço, que não pode ser alterada.

Já conheço uma empresa que gostaria de patrocinar meu projeto. Como posso proceder?

Para nós é bem importante esse esforço colaborativo entre artistas e patrocinadores. Por favor, entre em contato com nossa equipe através do e-mail artistas@earparade.org.br

Quais os materiais de pintura podem ser utilizados na escultura?

A Ear Parade SP 2019 fornecerá um kit básico de material (tintas e pincéis) para execução do trabalho. O artista deve relacionar com antecedência as cores com que pretende trabalhar e agendar uma data para retirada.

Se você gostaria de usar outros materiais, como tecido, mosaico etc., por favor consultar a organização do evento antes de iniciar o seu trabalho.

A maior parte das esculturas será exposta em ambientes externos. Isso significa que seu projeto deve considerar questões como clima, pó, fuligem e as adversidades causadas pelo sol, chuva ou vento. As esculturas devem ser produzidas considerando a durabilidade e a segurança do público. Os objetos agregados à obra devem ser postos de maneira a dificultar sua remoção e que não possam causar acidente algum. Quando expostas, as esculturas serão fixados a uma base de, aproximadamente, 400kg.

Quais são as etapas e cronograma para confeccionar a orelha?

05 de novembro/18 a 05 de dezembro/18
Inscrição online de projetos de pintura.
Criar a arte, anexar e preencher o formulário em www.earparade.com.br/inscrição.

14 de dezembro/18
Divulgação da lista de projetos pré-aprovados.
A lista será publicada no site www.earparade.com.br e mídias sociais.

Janeiro e fevereiro/19
Captação de Patrocínio.
Nossa equipe irá apresentar os projetos pré-selecionados aos possíveis patrocinadores, que escolherão quais irão patrocinar. Nós lhe avisaremos caso alguma empresa tenha interesse em patrocinar o seu projeto.

10 de março a 09 de abril/19
Ateliê de Pintura. De agosto a setembro, a organização irá disponibilizar um espaço temático e coletivo para a confecção das obras: o Ateliê Oficial, no Shopping Oficial. O público acompanhará as pinturas ao vivo.

10 de abril/19
Festa de Lançamento
Aqui a sua escultura já está pronta e será exibida na festa de lançamento, evento que dá início à exposição e reúne artistas, imprensa, patrocinadores, formadores de opinião, entre outros.

12 de abril a 10 de maio/19
Exposição pública nas ruas da cidade! As orelhas vão invadir espaços públicos e de alta movimentação de São Paulo. Os locais de
exposição de cada obra serão definidos pela organização do evento em conjunto com os patrocinadores.

12 de maio a 12 de junho/19
Exposição no Shopping Oficial
Será a oportunidade em que todos as esculturas estarão reunidas, no aquecimento para irem para as ruas!

25 de junho/19
Leilão Beneficente
Todas as obras são leiloadas (online e/ou presencial) e parte da quantia arrecadada irá para o Hospital das Clínicas, projetos que ele apoia de São Paulo e 15% para o artista criador da obra.

Julho/19
Repasse dos recursos do Leilão Online e do Leilão Beneficente ao artista e instituições. Nós iremos fazer o pagamento dos recursos gerados no leilão beneficente a cada artista.

Qual tipo de arte a Ear Parade SP 2019 procura?

O objetivo da Ear Parade é inspirar as pessoas através de projetos belos, criativos, divertidos, felizes e acessíveis. Por favor, surpreenda-nos!

Obs: não serão aceitos projetos de cunho ofensivo, discriminatório, religioso ou relacionados a equipes ou clubes esportivos.

A quem pertence os direitos autorais da arte submetida?

Os direitos autorais de todas as obras da Ear Parade pertencem ao projeto como um todo. Por isso, caso o seu projeto vire realidade, você assinará um contrato cedendo os direitos autorais da escultura para o projeto em si.